VIA NORTE

make action GIFs like this at MakeaGif

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

Norte de Minas: Menina de dois anos morre após ser picada por escorpião e procurar atendimento médico

Hospital Universitário divulgou que criança chegou três horas após a picada e não reagiu a tratamento; corpo está sendo velado no Bairro Vila Telma.

Uma menina de dois anos morreu após ser vítima de uma picada de escorpião na madrugada desta quinta-feira (5) no Bairro Vila Telma, em Montes Claros. A criança chegou a ser levada ao Hospital Universitário Clemente de Faria, mas não resistiu. Segundo nota divulgada pelo hospital, a meina foi atendida em estado grave e não reagiu ao tratamento por ter chegado cerca de três horas após o incidente.

Familiares informaram que inicialmente levaram a criança ao Hospital Alpheu de Quadros, no Bairro Santo Antônio, o mais próximo de onde ocorreu a picada. A distância do local até o Bairro Vila Telma é de 2,4 km; de carro, o trajeto é percorrido em cerca de cinco minutos em condições normais. O G1 fez contato com uma tia da menina. Ela contou que os pais da criança a levaram por conta própria ao pronto-atendimento do Alpheu de Quadros.

O HU é o hospital referência em atendimentos a vítimas picadas por animais peçonhentos. Por meio de nota, a assessoria da unidade informou que o hospital fez o possível, mas ela não reagiu. "A paciente recebeu toda assistência adequada, inclusive com administração de soro antiescorpiônico, mas não resistiu", afirma a nota.

Corpo da vítima
A menina morreu na madrugada desta quinta-feira e foi encaminhada por uma funerária local ao IML de Montes Claros. O corpo foi liberado por volta das 13h e levado a Igreja Santa Lúcia, no Bairro Vila Telma, onde é velado. A funerária informou ao G1 que o sepultamento deve ser feito até o fim da tarde.

Em nota, a Prefeitura de Montes Claros, que é a responsável pela gestão do Hospital Alpheu de Quadros, afirmou que a criança chegou à unidade por volta das 22h40 e que os pais não sabiam que a menina tinha sido picada por um escorpião. A criança foi transferida por volta das 23h50 para o HU.


Orientação
Em Montes Claros, quem for picado por um escorpião deve procurar imediatamente o Hospital Universitário, referência no atendimento a vítimas de peçonhentos. É importante também notificar o Centro de Controle de Zoonoses, pelo telefone (38) 2211 4400, para controle e monitoramento dos focos.

De acordo com o CCZ, é possível que moradores da cidade solicitem vistoria nas residências em que casos de escorpiões forem muito recorrentes. "A pessoa pode ligar, solicitar o serviço, e a gente vai até lá fazer vistoria técnica. No local, são apontadas questões que favorecem abrigo e desenvolvimento do escorpião dentro da residência", afirma Gilberto Ramalho, técnico em vigilância sanitária.

Segundo o técnico do CCZ, os escorpiões têm hábitos noturnos e se alimentam de insetos, como as baratas. Eles costumam se esconder em locais como frestas de portas e rachaduras, além de sapatos e roupas. "As pessoas devem se atentar para alguns cuidados simples. É preciso observar caixa de esgoto, ralos, tanques e até cano de máquina de lavar. Os ralos devem ser dos que abrem e fecham, não é bom que sejam vazados. As rachaduras também devem ser vedadas com massa", explica.

Ataques de escorpião tiveram aumento
Segundo a assessoria do Hospital Universitário Clemente de Faria, referência no atendimento a ataques de escorpiões, os ataques desta praga urbana cresceram em 2018. No primeiro semestre de 2017, 879 casos de vítimas de escorpiões foram atendidos. Este ano, o número cresceu para 1.284. O aumento significa que as picadas do animal em Montes Claros tiveram incidência de 46% a mais do que no ano passado.

O médico do HU, Bruno Porto Soares, explica que a letalidade de uma picada de escorpião é de 0,58%. Ela aumenta, de acordo com o médico, em casos de bebês e idosos. O atendimento depende da gravidade de cada paciente. "Em casos leves, o paciente fica em observação e pode ser medicado. Em casos moderados ou graves, a vítima recebe soro antiescorpiônico. A partir de então, a pessoa fica em observação por 24 horas, para desfecho do caso", afirma.
Norte de Minas: Menina de dois anos morre após ser picada por escorpião e procurar atendimento médico Norte de Minas: Menina de dois anos morre após ser picada por escorpião e procurar atendimento médico Reviewed by soudaquimanga on 18:04 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.