make action GIFs like this at MakeaGif
Fique por dentro
recent
SDM Manga

Clique na imagem e OUÇA a Rádio SOUDAQUIMANGA

Clique na imagem e OUÇA a Rádio SOUDAQUIMANGA
Em fase experimental

Você sabe como funciona a “idiotia”?


(BEM CLARO)

UM – Recentemente publiquei um texto: “É preciso entender a essência da política que governa o Brasil” (veja), com uma série de ideias e argumentos que visavam mostrar a real distinção entre aquilo que é chamado de “esquerda” e de “direita”. Em uma página em uma rede social onde foi postado um link para o referido texto surgiram alguns comentários que revelam uma tragédia de nossos tempos: a idiotia.

DOIS – O post “É preciso entender a essência da política que governa o Brasil” mostra, em linhas gerais, que aqueles que são rotulados de esquerda defendem preponderantemente os interesses sociais, ao entender que no Brasil se produz uma tragédia humanitária com este estado violento de desigualdade social que vitimiza pelo menos 2/3 da população. Por outro lado, os que se enquadram na definição de direitistas estariam aliados a doutrinação do mercado, que são estes interesses das elites econômicas (os donos, de fato, do dinheiro) se sobrepõe aos interesses sociais. Não que seja tão simples assim, mas, em essência, pode-se sintetizar de tal forma a contenda entre um lado e outro.

TRÊS – Para ilustrar o texto, colocou-se um banner em que se indica como, em linhas gerais, os chamados esquerdistas e direitistas “preferem” se educar (abaixo):



QUATRO - Pasmem: O estado de idiotia que vem assolando o Brasil provocou, entre outros, comentários que refletem este estado de idiotia que tomou conta de uma parte do país: Um destes tentou reduzir a chamada “esquerda” a um discurso pífio feito por Dilma Rousseff. O sujeito não percebeu que o texto que foi apresentado com um link: “É preciso entender a essência da política que governa o Brasil”, não discutia nada sobre Dilma Rousseff. Ou seja, no mínimo ele deve ter “confundido” o lugar da postagem que fez.

CINCO – Vamos que, o “deslize” tentasse achincalhar a “esquerda”. Neste caso, o estado de idiotia é ainda mais absurdo, pois: 1º)  Dilma Rousseff não sintetiza – observe bem: “sintetiza” – e o pensamento de esquerda (aliás, seguramente ninguém é capaz de tal proeza); 2º) As grandes contribuições teóricas que a esquerda produziu e produz está em grandes pensadores internacionais e nacionais, a exemplo de Karl Marx, Fredrich Engles, Antonio Gramsci, István Mészáros, Guerreiro Ramos, Milton Santos, Paulo Freire, Ivo Tonet, Jacob Gorender, Theodor Adorno, Agnes Heller e tantos outros. Autores de grandes obras, que em muito nos ajuda a entender o mundo.

SEIS – A condição de idiota se espalha com tamanha facilidade que um comentário em relação à postagem do vídeo de Dilma Rousseff revela claramente o que o banner mostra: “Não precisa dizer mais nada kkkk. O exemplo está representado nos líderes. Rsrs eita!!!”



SETE – Observou? Entre outras coisas, a idiotia leva o sujeito a não discutir a ideia que foi posta no texto (com o link): “É preciso entender a essência da política que governa o Brasil”. Como estes sujeitos idiotizados (pela mídia conservadora como mostra o banner) não são capazes de discutir ideias (diria: até as mais simples), reduzem seus comentários a agressões, banalidades, “gritos” que não se referem ao texto: SÍNDROME DE NOSSO TEMPO.

OITO – Para evitar mal entendidos esclarece-se: IDIOTIA foi utilizado pela primeira vez no livro A Elite do Atraso: da escravidão a Lava Jato do sociólogo Jessé Souza. Diferente de alienação, conceito clássico forjado pela própria dinâmica do capitalismo que o sujeito é privado dos próprios benefícios por ele produzido, a IDIOTIA se refere a doutrinação feita pelos meios de comunicação de massa de propriedade da elite do dinheiro (a Rede Globo é a sua principal referência) que “induz” o sujeito a entender a realidade apenas por aquilo que eles permitem e que, obviamente, está em sintonia com os seus próprios interesses de manutenção do status quo.

NOVE – Assim com propõe o texto: “É preciso entender a essência da política que governa o Brasil” (veja), a IDIOTIA é realmente um problema para o nosso país em tempos tão conturbados. Precisamos de novas “ideias” para velhos problemas. Como também mostra Jessé Souza na obra citada anteriormente: ao contrário de outros animais são as ideias que nos orientam na construção do mundo.

DEZ – Quem sabe se a poderosa Rede Globo e afins (Record, Band, Veja, IstoÉ, Jovem Pan, UOL) deixarem, seja interessante ao menos pensar sobre isto.



soudaquimanga

soudaquimanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by: soudaquimanga (2011-2015) - Manga, MG. Tecnologia do Blogger.