VIA NORTE

make action GIFs like this at MakeaGif

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

Matias Cardoso: Fiéis assistem a missa com guarda-chuvas dentro de igreja secular

Os fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Conceição em Matias Cardoso assistiram à missa, deste sábado (03), debaixo de chuva. As imagens movimentaram as redes sociais. Nelas, é possível ver os fiéis com guarda-chuvas dentro do templo religioso.

De acordo com o Padre Daniel Cordeiro, Pároco em Matias Cardoso, a reforma do telhado foi concluída em Maio de 2017.

“Em novembro, na primeira chuva, começou a gotejar dentro da igreja. Eu acionei a empresa responsável e eles ficaram de vir e não vieram. Dezembro eu novamente solicitei a vistoria e não vieram”, explica. 

Nesta semana, as goteiras se intensificaram e, neste sábado (03), o Padre conta que ficou o dia todo puxando a água para que os fiéis pudessem assistir à missa.

“A minha irritação é que eu pedi em novembro e dezembro e ninguém veio fazer a vistoria. Quando o Iepha veio, estava sol e não tinha como prever as goteiras. Foram gastos R$ 726 mil para reformar o telhado, e agora chove mais dentro da igreja do quê antes do restauro”, afirma Padre Daniel.

Reforma

À igreja foi reformada pelo Iphan após uma licitação do Estado. Procurados pelo Webterra, o Estado não respondeu às ligações.

Ninguém da empresa responsável pela obra foi localizada para comentar o caso. 

Segundo o prefeito da cidade, Edmárcio Moura Leal, a estrutura da igreja não é de responsabilidade da Prefeitura.

“Quem licitou a reforma foi o Estado e a vistoria é responsabilidade deles. Não passou nada pela Prefeitura. Foi o Estado com o Iphen e Iphan”, esclarece.

A igreja

A conclusão da obra da igreja ocorreu em 1703, como se pode pressupor de uma telha encontrada com esta data pelo Professor Manuel Ambrósio no início do século XX. Sua construção é atribuída a Januário Cardoso de Almeida, filho de Matias Cardoso, e que herdou o domínio do Sertão do rio São Francisco com o falecimento de seu pai.

Esta igreja é considerada a mais antiga de Minas Gerais erguida definitivamente, dado que as demais igrejas da região das minas ou foram reconstruídas ou foram erguidas em data posterior bem posterior a igreja de Nossa Senhora da Conceição de Morrinhos (seu noe original).

Em breve você conhecerá no livro TERRA DE CONTATO (no prelo) os detalhes da história da ocupação do Norte de Minas feita por paulistas, baianos, pernambucanos e reinóis.

Matias Cardoso: Fiéis assistem a missa com guarda-chuvas dentro de igreja secular Matias Cardoso: Fiéis assistem a missa com guarda-chuvas dentro de igreja secular Reviewed by soudaquimanga on 07:16 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.