make action GIFs like this at MakeaGif
Fique por dentro
recent

Durante o período de férias as postagens são pré-programadas.

Clique na imagem e conheça os produtos Hinode

Matias Cardoso se transforma hoje (8) na Capital de Minas Gerais

A cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas, se transforma hoje (8) na Capital de Minas Gerais. Um grande evento com a presença de autoridades do Estado e da população marca este importante dia. Uma grande estrutura foi preparada para se comemorar o Dia dos Gerais, uma alusão a ocupação territorial colonial mais antiga de Minas Gerais. Um dos momentos mais importantes do evento é a entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz.

Uma das idealizadoras da comenda, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) informa que 20 personalidades masculinas e femininas serão agraciadas com as Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz respectivamente, como reconhecimento cívico do Governo de Minas Gerais àqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.

A cerimônia em Comemoração ao Dia dos Gerais e entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz terá seu início às 10 horas, na Praça Cônego Maurício, área central de Matias Cardoso.

ENTENDA

O Dia das Gerais foi criado em 2011, por meio da Emenda Constitucional 89, de iniciativa do deputado estadual Paulo Guedes e com apoio da bancada de deputados do Norte de Minas que era composta pelos parlamentares Arlen Santiago, Gil Pereira, Ana Maria, Luiz Henrique, e Carlos Pimenta. A data escolhida foi 8 de dezembro, quando se comemora o Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Distante 685 quilômetros de Belo Horizonte, Matias Cardoso é a última cidade a margem direita do rio São Francisco. Antes da divisa com a Bahia, Matias Cardoso tem seus primórdios em meados do século 17, sendo que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1664.

Pesquisas elaboradas pelo Professor e antropólogo João Batista de Almeida Costa indicam Matias Cardoso como primeiro povoado de Minas. De acordo com registros da Arquidiocese de São Paulo e Cúria metropolitana de Salvador/Bahia, “o bandeirante paulista Matias Cardoso de Almeida e seu pai, Januário, chegaram à região provenientes da Bahia, ao subirem o Rio São Francisco. Mais tarde, o primitivo povoado se tornou um grande polo comercial e de abastecimento da colônia”.

A emancipação do município ocorreu em 27 de abril de 1992 e, na década passada, surgiu um movimento para dar ao município o lugar que merece no panorama estadual.

Homenageados:

"Medalha dos Gerais 2017 - Grande Colar" - Vittorio Medioli, Prefeito de Betim


Medalha Matias Cardoso - Masculino

Jean Alves Coelho - Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor)

Fábio Augusto Ramalho Santos - Deputado Federal

Jaubert Carneiro Jaques - Desembargador Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Antônio Júlio de Faria - Advogado (ex-Deputado Estadual, ex-presidente da ALMG, ex-presidente da AMM, e ex-prefeito de Pará de Minas)

Jean Mark Freire Silva - Deputado Estadual

Paulo Afonso Queiroz Guimarães - Empresário/Produtor Rural

Célio Murillo de Carvalho Valle - Professor da UFMG

Alexandre Pires Ramos - Rotary Clube de Montes Claros

Virgílio Guimarães de Paula - Economista


Medalha Maria da Cruz - Feminino

Valquíria Rodrigues Cardoso - Prefeita de Varzelândia

Ana Maria Camilo da Hora e Rocha - Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais

Alice de Souza Birchal - Desembargadora Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Paula Maria Nasser Cury - Subsecretária da Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa, e  Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa

Luzimara Silveira Braz Machado - Professor de Educação Superior (Unimontes)

Maria Inês de Moraes Marreco - Professora

Arlete Gonçalves Santos Magalhães - Deputada Estadual

Pedrelina Ribeiro Bispo - Lavradora

Veracide Sousa Jacome - Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Kely Cristina de Moura Lacerda - Diretora Executiva do SAMU Norte

soudaquimanga

soudaquimanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by: soudaquimanga (2011-2015) - Manga, MG. Tecnologia do Blogger.