make action GIFs like this at MakeaGif
Fique por dentro
recent

Ouça agora (tocador na barra direita)

Ouça agora (tocador na barra direita)
Em fase experimental

Matias Cardoso se transforma hoje (8) na Capital de Minas Gerais

A cidade de Matias Cardoso, no Norte de Minas, se transforma hoje (8) na Capital de Minas Gerais. Um grande evento com a presença de autoridades do Estado e da população marca este importante dia. Uma grande estrutura foi preparada para se comemorar o Dia dos Gerais, uma alusão a ocupação territorial colonial mais antiga de Minas Gerais. Um dos momentos mais importantes do evento é a entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz.

Uma das idealizadoras da comenda, a Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (AMAMS) informa que 20 personalidades masculinas e femininas serão agraciadas com as Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz respectivamente, como reconhecimento cívico do Governo de Minas Gerais àqueles que contribuíram para o desenvolvimento cultural, econômico e social da região.

A cerimônia em Comemoração ao Dia dos Gerais e entrega das Medalhas Matias Cardoso e Maria da Cruz terá seu início às 10 horas, na Praça Cônego Maurício, área central de Matias Cardoso.

ENTENDA

O Dia das Gerais foi criado em 2011, por meio da Emenda Constitucional 89, de iniciativa do deputado estadual Paulo Guedes e com apoio da bancada de deputados do Norte de Minas que era composta pelos parlamentares Arlen Santiago, Gil Pereira, Ana Maria, Luiz Henrique, e Carlos Pimenta. A data escolhida foi 8 de dezembro, quando se comemora o Dia da Padroeira Nossa Senhora da Conceição.

Distante 685 quilômetros de Belo Horizonte, Matias Cardoso é a última cidade a margem direita do rio São Francisco. Antes da divisa com a Bahia, Matias Cardoso tem seus primórdios em meados do século 17, sendo que a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição foi construída em 1664.

Pesquisas elaboradas pelo Professor e antropólogo João Batista de Almeida Costa indicam Matias Cardoso como primeiro povoado de Minas. De acordo com registros da Arquidiocese de São Paulo e Cúria metropolitana de Salvador/Bahia, “o bandeirante paulista Matias Cardoso de Almeida e seu pai, Januário, chegaram à região provenientes da Bahia, ao subirem o Rio São Francisco. Mais tarde, o primitivo povoado se tornou um grande polo comercial e de abastecimento da colônia”.

A emancipação do município ocorreu em 27 de abril de 1992 e, na década passada, surgiu um movimento para dar ao município o lugar que merece no panorama estadual.

Homenageados:

"Medalha dos Gerais 2017 - Grande Colar" - Vittorio Medioli, Prefeito de Betim


Medalha Matias Cardoso - Masculino

Jean Alves Coelho - Secretário de Estado Adjunto de Desenvolvimento e Integração do Norte e Nordeste de Minas Gerais (Sedinor)

Fábio Augusto Ramalho Santos - Deputado Federal

Jaubert Carneiro Jaques - Desembargador Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Antônio Júlio de Faria - Advogado (ex-Deputado Estadual, ex-presidente da ALMG, ex-presidente da AMM, e ex-prefeito de Pará de Minas)

Jean Mark Freire Silva - Deputado Estadual

Paulo Afonso Queiroz Guimarães - Empresário/Produtor Rural

Célio Murillo de Carvalho Valle - Professor da UFMG

Alexandre Pires Ramos - Rotary Clube de Montes Claros

Virgílio Guimarães de Paula - Economista


Medalha Maria da Cruz - Feminino

Valquíria Rodrigues Cardoso - Prefeita de Varzelândia

Ana Maria Camilo da Hora e Rocha - Promotora de Justiça do Ministério Público de Minas Gerais

Alice de Souza Birchal - Desembargadora Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais

Paula Maria Nasser Cury - Subsecretária da Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa, e  Subsecretaria da Assessoria Técnico-Legislativa

Luzimara Silveira Braz Machado - Professor de Educação Superior (Unimontes)

Maria Inês de Moraes Marreco - Professora

Arlete Gonçalves Santos Magalhães - Deputada Estadual

Pedrelina Ribeiro Bispo - Lavradora

Veracide Sousa Jacome - Diretora Educacional da Superintendência Regional de Ensino de Janaúba

Kely Cristina de Moura Lacerda - Diretora Executiva do SAMU Norte

soudaquimanga

soudaquimanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by: soudaquimanga (2011-2015) - Manga, MG. Tecnologia do Blogger.