VIA NORTE

make action GIFs like this at MakeaGif

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO

AGORA AS NOTÍCIAS ESTÃO EM NOVO ENDEREÇO
CLIQUE NA IMAGEM E ACESSE

“Equívoco” corrigido?

Foi em 19 de Outubro de 1924 e não em 7 de Setembro de 1923 que o município de Manga foi instalado.
Ao anunciar a realização da festa de emancipação político-administrativa do município de Manga para 19 de Outubro e não mais 7 de Setembro como vinha ocorrendo nos últimos anos, a Prefeitura daria um importante passo para corrigir – embora isso dependa da anuência do poder legislativo – o que podemos chamar de “equívoco” histórico. Como discutido primeiramente aqui no soudaquimanga, seria 19 de Outubro de 1924 o dia de nascimento no município de Manga.


Para dirimir definitivamente as dúvidas vamos visitar a história. Em 19 de outubro de 1931, conforme se vê na Ata do Conselho Consultivo da Prefeitura de Manga (veja imagem abaixo) tem-se que naquele dia o município comemorava 7 anos de emancipação político-administrativa. Até então, a comunidade de Manga pertencia ao distrito de São Caetano do Japuré (atual Brejo São Caetano) que estava localizado no município de Januária.

Veja trecho da transcrição da Ata do Conselho Consultivo de 19 de Outubro de 1931.


“Aos dezenove dias do mês de Outubro do ano de mil novecentos e trina e um, nesta Vila de Manga e no prédio da Prefeitura Municipal, depois de regularmente convocados pelo senhor Prefeito Domiciano Pastor Filho, reuniram-se às dezoito horas, os senhores Augusto Eufrásio da Silva, João Pereira Costa, Francisco José Barbosa, José de Faria Oliveira e José Belém de Souza, membros do Conselho Consultivo deste município para se celebrar uma sessão cívico-comemorativa do sétimo aniversário de elevação de Manga a categoria de Vila, comparecendo a reunião as autoridades locais, professorado e alunos, (...) e milícia legionários, filarmônica e elevado número de pessoas gradas.”

Então, por que em algumas administrações tem-se o 7 de setembro com data de criação do município? A dúvida poderia ser explicada de duas maneiras: a primeira se refere a interpretação equivocada quanto ao 7 de setembro. Nesta data, em 1923, foi publicada a Lei Estadual no 843 que previa a criação do município de Manga. No entanto, a publicação da referida lei não significou o desmembramento imediato do município de Januária. Isto só ocorreu em 19 de outubro de 1924. Neste caso, Manga só passou a existir como um ente político-administrativo autônomo nesta data; o que se confirma com o documento que comemora o aniversário de Manga em 1931.

Outro elemento que contribui para a dúvida – e que aqui é tratado como hipótese – se refere aos conflitos políticos que envolveram os coronéis Bembém e João Alves Pereira e seus opositores. É provável que a instituição do dia 7 de setembro tenha sido feita após o fim do domínio político destes dois líderes ocorrido em 1958 com a ascensão de Antônio Montalvão ao poder. Neste caso, seria preciso desconstruir tudo aquilo vinculado aos coronéis – estes foram responsáveis pela criação do município. Assim, o 7 de setembro esconderia – pois se trata do dia da publicação da lei que indicava a criação do município – a importância do 19 de outubro.

Como, neste caso, os documentos não mentem restaria às autoridades municipais competentes resolverem em definitivo este grave problema histórico. Sabe-se que a fragilidade de um povo residiria, sobremaneira, na alienação quanto à sua história.







“Equívoco” corrigido? “Equívoco” corrigido?  Reviewed by soudaquimanga on 06:30 Rating: 5

6 comentários:

  1. Essa mudança de data só serve para fazer política. É uma pena que a nossa história seja tratada assim.

    ResponderExcluir
  2. é Leonardo, vc narra desse modo, mais nosso companheiro Robério, fez um estudo, e ate acrescentou documentos ao site, em que o conselho consultivo de 19 de outubro de 1931, se reunia para anunciar a realização da festa de emancipação político-administrativa do município de Manga no dia 19 de Outubro, e vc não apresentou nada, fico com o parecer do nosso nobre colega Mestre Roberio. E indico a vc ler o livro Manga encontro com a modernidade, que através dele poderá falar do nosso Município, com mais clareza. Grande Abraço...

    ResponderExcluir
  3. Ótima matéria... até onde eu sabia o aniversário da cidade sempre foi em outubro msm.....

    ResponderExcluir
  4. que BANDEIRA LINDA

    ResponderExcluir
  5. professor do município22 de agosto de 2013 21:43

    Eu acho que tá mesmo tendo alguma coisa errada ou eu não posso mais acreditar na história. Será que nem esse documento vale alguma coisa.

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.