make action GIFs like this at MakeaGif
Fique por dentro
recent

Clique na imagem e conheça os produtos Hinode

Cresce apoio a ideias progressistas e à esquerda, diz levantamento

Pesquisa divulgada nesta segunda-feira (03) pelo Instituto Datafolha mostra que o brasileiro retomou o equilíbrio entre posições políticas, com 40% da população dizendo ser de centro-esquerda e esquerda, diante de 41% de centro-direita e direita.

O levantamento foi feito três anos após o último que buscou traçar como pensa os eleitores brasileiros e suas inclinações ideológicas e políticas. Em setembro de 2014, 45% se alinhava à direita frente 35% que se posicionavam como esquerda.

O questionário feito com 2.771 pessoas, entre os dias 21 e 23 de junho, também mostrou que o crescimento da esquerda está relacionado ao aumento do apoio a ideias de viés mais progressistas, em contrapartida às denominadas conservadoras.

São 77% dos entrevistados os que acreditam que a pobreza está relacionada à falta de oportunidades iguais para todos. Há três anos, a porcentagem era de 58%. Já aqueles que acreditam que a pobreza é vinculada à preguiça para trabalhar caiu de 37% para 21%. Também houve um acréscimo daqueles que são tolerantes à homossexualidade (74%), aceitação de migrantes pobres (70%) e rejeitam a pena de morte (55%).

De acordo com o cientista político e professor do curso de administração pública da FGV, Cláudio Couto, o resultado da pesquisa DataFolha mostra que a direita não obteve benefício com a queda de Dilma Rousseff.

"As medidas de ajuste propostas após a queda de Dilma são muito duras e ainda não demonstraram efeitos nítidos para a população. Isso abalou a imagem da direita. E ficou comprovado que o PT não detinha o monopólio da corrupção", disse à Folha.

E, para além dos posicionamentos de esquerda ou de direita, as opiniões relacionadas a ideias progressistas não representam um única bandeira, disse Couto. "Esses valores foram se tornando mais abrangentes, não apenas bandeiras exclusivas da esquerda. A direita também foi se apropriando dessas causas. Ao mesmo tempo, o discurso radical foi se deslegitimando na sociedade."
soudaquimanga

soudaquimanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by: soudaquimanga (2011-2015) - Manga, MG. Tecnologia do Blogger.