Fique por dentro
recent

Clique na imagem e conheça os produtos Hinode

Manga/Matias Cardoso: Ponte sobre o Velho Chico

O Governo do Estado de Minas Gerais concluiu o processo de licitação e de contratação da empresa que será responsável pelo projeto que visa definir as condições técnicas para a construção de uma ponte sobre o Rio São Francisco entre os municípios de Manga e Matias Cardoso. O tema foi discutido em audiência pública realizada nesta sexta-feira, 9 de junho, em Manga. O evento de iniciativa do juiz da comarca local João Carneiro Duarte Neto e do promotor de justiça Guilherme de Sales Gonçalves, contou a presença do secretário de Estado adjunto de Transportes e Obras Públicas, Celio Dantas de Brito, do deputado estadual Paulo Guedes e dos prefeitos dos municípios que compõem a microrregião de Manga: Matias Cardoso, Juvenília, Jaíba, Montalvânia, Miravânia, São João das Missões e Manga.

Na oportunidade foi anunciada a empresa que irá realizar o referido projeto, orçado em R$ 2.469.189,00. Trata-se da empresa Enecom S/A com sede na capital de Minas Gerais. A mesma terá 240 dias consecutivos, a partir da ordem de início para a realização do projeto, a conclusão dos trabalhos. A previsão é que a ordem seja dada ainda este mês.
  
O projeto prevê que a ponte terá 930 metros de extensão; 13,8 metros de largura e 2,1 km de acesso. Trata-se de um desejo antigo e muito antigo da população desta região, especificamente dos municípios de Manga e Matias Cardoso. A travessia pelo Rio São Francisco, por mais que tenha havido melhoras no serviço prestado recentemente, ainda constituiu-se como um sério entrave ao desenvolvimento desta que é uma das regiões mais pobres do Estado.

A construção de uma ponte ainda é algo que não se pode visualizar no horizonte considerando, sobretudo, duas condições adversas. Primeiro, o vultuoso investimento a ser feito. Para se tomar como parâmetro, a ponte Guimarães Rosa (abaixo) entre os municípios de Carinhanha e Malhada na Bahia teria custado mais de R$ 50 milhões; segundo, o município de São Francisco aqui em Minas Gerais também pleiteia uma ponte sobre o Velho Chico, o que contribui para dividir os interesses políticos entre os dois projetos, com larga vantagem para São Francisco dado o apelo populacional e econômico.

Em todo caso, trata-se de um momento importante e que exige, a partir de agora uma mobilização sócio-política ainda evidente para que os recursos possam ser captados e o sonho se torne definitivamente realidade.



soudaquimanga

soudaquimanga

Nenhum comentário:

Postar um comentário

by: soudaquimanga (2011-2015) - Manga, MG. Tecnologia do Blogger.